About

17 de maio de 2014

Sai da frente: Primeiros Passos


Oi oi gentxi! (Baixou a Kéfera aqui kkk). Cara, tem chovido muito aqui em João Pessoa. Sem calor, sem suor e sem sol torrando meu juízo! Que feliz *-* Pra quem não conhece o meu descontentamento com o calor, veja esse vídeo AQUI! Essa semana foi bastante corrida,aula até 23:00 e semana de conclusão de processos no trabalho, porém tudo concluído e graças a Deus tá tudo certinho *-*
E no post de hoje, vou contar pra vocês um pouquinho do processo para quem quer tirar a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação). 

 1º PASSO - Procurar uma Auto Escola:  São os mais variados preços, promoções e formas de pagamento que você encontra por aí. Procure saber se a escola é credenciada pelo DETRAN do seu Estado. Optei pela que fosse mais perto da minha casa, porque né? kkkk. Feito isso, na Auto escola que optei, disponibilizam um ônibus pra ir até o DETRAN fazer o cadastro do RENACH e marcar o 1º teste que é o Psicotécnico. Você pode fazer o teste no próprio DETRAN, no Shopping carro legal ou no Shopping do Automóvel. Feito isso, você irá cadastrar as digitais e tirar a foto que ficará na sua CNH.
 2º PASSO - Realizar o Psicotécnico:  Meu teste foi dia 14/04, é um teste simples composto por 4 fases as quais vou descrever abaixo:

1- Entrevista: É um pequeno fomulário que você preenche com coisas sobre você. Tipo, se você bebe, se tem onicofagia, como está se sentindo no momento, coisas assim. Tipo a figura abaixo.
Imagem da Internet
2- Teste da placas (TACOM-A): Um teste de atenção e concentração. O DETRAN escolhe uma lista com umas 4 placas e uma folha cheia de placas aleatórias contendo tanto as 4 placas escolhidas quando outras pra confundir. Você tem que marcar em um tempo dado o maior números de placas que sejam iguais as escolhidas pelo DETRAN.
Imagem da Internet
3- Palográfico: O famoso teste dos palitinhos. Um teste que me surpreendeu muito ao saber o que ele avalia. Pensava eu, que ele analisava a sua constate e se você tem dificuldades em manter um ritmo e distância devido a distância de segurança exigida de um carro para o outro no trânsito. Porém em pesquisas, descobri que ele avalia sua PERSONALIDADE, isso mesmo! Nunca passou pela minha cabeça que um teste como esse analisasse isso. Analisam sua personalidade através da velocidade, perfeição, distancia e quantidade de tracinhos que fazemos em uma folha de papel. Curioso não? O Psicologo dá uma folha e um tempo para que façamos um treino antes de começar. Devem ser feitos tracinho retos, numa linha horizontal sem "descer ladeira" e manter o espaçamento o mais parecido possível de um para o outro. No teste pra valer, ele dará um tempo que acredito que seja de 30 segundos e passado esse tempo ele falará SINAL, quando ele falar isso é pra fazer um traço deitado e continuar a fazer os tracinhos em pé. Isso se repetirá por 5 vezes, ou seja, 5 sinais. Depois você conta os tracinhos de até o tracinho deitado e anota a quantidade em cima, depois inicia uma nova contagem como na figura abaixo.
Imagem da Internet

4- Raciocínio Logico: Basicamente eles dão um livrinho com 40 questões e um gabarito. No livro há varias figuras e temor que encontrar uma lógica para elas. Vai das mais bobinho como completar a figura de um cavalo que está faltando o rabo, até outras com linhas e figuras geometrísticas que dão um nó no seu juízo kkkkk. Da 31 em diante só Jesus na causa... Alguns exemplos abaixo:


Então pessoal, fiz esse teste da 14 e dia 17/04 saiu o resultado e eu passei *---*  Você consulta o resultado do site do DETRAN com o número do seu CPF ou vá direto clicando AQUI.
Tipo, não sei se foi só comigo ou se todo mundo que faz esse teste fica com o pé atrás, mas fiquei com medo de não passar, pois não tem como avaliar se você foi bem ou não. São questões que só um Psicologo mesmo consegue avaliar.

 3º PASSO: Exame Clínico (ou de vista):  Com o resultado do psicotécnico ok,você fará o exame de vista, e adiando que o melhor lugar para fazer aqui em João Pessoa, é na Casa da Cidadania em Jaguaribe. Logo após você marcará o curso de Legislação na Auto Escola. Um curso de 9 dias onde aprenderemos sobre Legislação de Transito, Direção Defensiva, Mecânica, Meio Ambiente e Primeiros Socorros. Porém, mais detalhes sobre esse curso, só no próximo "Sai da Frente".

Então pessoal, por hoje é isso! Espero que tenha ajudado em algo para alguém que assim como eu sonha em estar logo em mão com a 1º PPD/CNH. No próximo post desse quadro darei várias dicas legais e macetes para aprender e fixar bem  o assunto do curso. Mil beijos e até mais :*
Contato: eticeteracoisaetal@hotmail.com

7 comentários:

  1. Menina tu acredita que errei qual parte do cavalo que tava faltando kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, é o rabo não é? Pelo amor de Deus eu to confusa kkkkkk

      Excluir
  2. Adorei o post!!! Eu não fazia ideia de como são os testes, agora ficarei mais tranquila quando for fazer. Quero continuação! ;D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!! Vai ter sim *---* Provavelmente semana que vem *-*

      Excluir
  3. cara, fiz esse teste hj, foi bem parecido. tomara q eu tenha passado

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© ETICETERA COISA & TAL - 2015. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
ILUSTRAÇÃO POR: AKENO KUROKAWA.
CRIADO POR: SD DESIGN.
TECNOLOGIA DO BlOGGER.
imagem-logo